Matérias relacionadas
EnoEventos

Uma região ímpar
A Borgonha é uma região vinícola histórica e altamente respeitada, localizada no leste da França. Seus vinhos sempre despertaram paixões entre os consumidores de todo o mundo. Alguns de seus vinhos são considerados como os mais exclusivos do planeta.

Os vinhos da Borgonha provêm de diversas sub-regiões, cada uma com seu caráter particular. Quatro delas estão localizadas no coração da Borgonha, em uma estreita faixa de terra que se estende por 120km, entre as cidades de Dijon e Mâcon: Côte de Nuits, Côtes de Beaune, Côtes Chalonnaise e o Mâconnais. A quinta sub-região é Chablis, isoladamente situada a noroeste da Borgonha, e produz vinhos brancos tão distintos das demais 4 áreas, que é por vezes considerada uma região por si só.

As duas castas principais - e quase exclusivas - da Borgonha são a Pinot Noir e a Chardonnay.

A produção da Borgonha é comercializada por 3 diferentes canais:

  • Negociantes: compram uvas de diversos viticultores e vinificam sob marca própria
  • Cooperativas: grupos de produtores que compartilham uma vinícola
  • Produtores: proprietários de vinhedos e vinícola; esta é a alternativa menos comum, devido aos custos da região

  • A divisão das terras na Borgonha é complexa e a existência das cooperativas e negociantes está intimamente ligadas a esse fato. A principal causa são as leis napoleônicas de herança, que davam direitos iguais a todos os filhos, e foram fragmentando as propriedades a cada geração.

    A magia
    A vinhos da Borgonha são complexos e mágicos, evocando o masculino e o feminino. Desde a noite dos tempos, a Borgonha é a terra da cultura, onde o espírito voa com emoção. Seus vinhos têm caráter e sensualidade.

    E é com justa emoção que anunciamos a chegada desses vinhos privilegiados à nossa loja, em um movimento que vai tornar ainda mais sofisticada nossa carteira de vinhos.

    São 4 os rótulos agora importados, todos eles da sub-região do Mâconnais, a mais meridional da Borgonha. São 3 brancos:

  • Terres Secrètes Saint-Véran 2015
  • Terres Secrètes Saint-Véran Croix de Montceau 2015
  • Terres Secrètes Pouilly-Fuissé 2014

  • E, apesar de o Mâconnais ser uma região quase que exclusiva para vinhos brancos, trouxemos também o seguinte tinto, identificado dentro da denominação abrangente Bourgogne:

  • Terres Secrètes Bourgogne Pinot Noir 2014


  • Clique na imagem abaixo para conhecer os novos vinhos



    Oscar Daudt
    02/08/2017
    Comentários
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br